Conforme documento publicado pela Receita Federal do Brasil, considerando os procedimentos de seleção de sujeitos passivos executados em 2015, a expectativa da Fiscalização da Receita Federal é de recuperação via lançamento de ofício de R$ 155,4 bilhões. Estão na mira do Fisco 20 mil contribuintes com indícios de irregularidade.
Entre as principais operações que serão objeto de fiscalização em 2016 está aomissão de receitas com base em Notas Fiscais Eletrônicas, segundo o mesmo documento foram identificadas omissões decorrentes do cruzamento entre a receita bruta oferecida à tributação e os documentos fiscais emitidos pelos próprios contribuintes.
Diante dos indícios robustos dessas infrações, a Fiscalização deverá deflagrar operação nacional para a instauração de procedimentos céleres de lançamento. Os indícios de sonegação tributária são superiores a R$ 500 milhões.
Tecnicamente falando, a RFB utilizará a simples metodologia de cruzamento entre as informações declaradas nas obrigações acessórias para fins de apuração (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) com as notas fiscais eletrônicas emitidas pelos contribuintes.
Conheça o ASIS Auditor Digital e saiba como podemos ajudá-lo a garantir ocompliance e evitar que sua empresa seja alvo de autuações milionárias.
Fonte: asisprojetos